top of page
  • Foto do escritorIvone Queiroz

Simplifique sua operação de fundos evitando multas regulatórias

Atualizado: 24 de out. de 2022



O código de serviços qualificados vigente desde 01/07/2021 descreve os principais conceitos, papéis e obrigações a serem exercidas pelos participantes do mercado.


Este é um tema muito em pauta aqui na Evlos e na nossa experiência, as ações de orientação da CVM em conjunto com o amplo investimento em tecnologia por parte das instituições financeiras, têm feito o volume de multas cair ano após ano.


Fonte: site Anbima


Sem dúvida, conhecer, organizar e preparar a escalabilidade de processos é sempre a melhor solução. Em geral, as principais causas de multas regulatórios compreendem falhas como:


Fonte: Consolidação das multas que já atuamos no mercado.


Há uma exigência dos Órgãos Reguladores, para que em operações de administradores fiduciários, gestores, custodiantes e controladores de fundos, a alta direção tenha um cuidado aprimorado quanto à execução dos processos, aderências às políticas e principalmente: soluções sistêmicas escaláveis e seguras que garantam rastreabilidade e diligência.


Uma alternativa para identificar a situação atual da sua operação é a realização de um Stress Solution Test (STS). Ele proporcionará uma visão sobre o quanto o seu crescimento está, ou não, imerso em riscos operacionais, regulatórios e exposto a multas e prejuízos.


O STS opera por meio de uma estruturação da cadeia de valor do seu negócio, identificando os pontos de controle necessários para corrigir e/ou evitar possíveis falhas críticas em sua operação, além de dirimir gatilhos de evolução tecnológica para que seus resultados não venham a ser comprometidos por eventualidades regulatórias.


Controle escalável é o segredo!


A inovação para operações de fundos é urgente. Este segmento exige muita especialidade e soluções rápidas. Os melhores custodiantes, controladores e administradores de fundos investem constantemente em escalabilidade de processos via sistemas, governança, mitigação de riscos e gestão baseada em KPI's.


Conforme o ranking Anbima de DEZ/21, o total de ativos custodiados está requerendo alto investimento em soluções tecnológicas. O orçamento total do setor chegou a R$ 24,6 bilhões no último ano, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.


Fonte: Anbima


SaaS é solução.


A Evlos trabalha uma vertente tecnológica plug&play. Resumindo: Alugamos tecnologia. Isso facilita a vida do nosso cliente, otimiza sua margem e amplia o time especializado envolvido na dissolução das dificuldades operacionais do seu dia a dia.


Somos dirigidos por uma estrutura que proporciona um baixo Capex e Opex, trabalhando com uma prestação de serviços com SLAs bem definidos. Nossas soluções funcionam com uma sistemática de "Lego", o que significa que você pode incrementar a sua operação com tecnologias modulares que ampliam o seu front e que ainda conectam com os seus sistemas legados.


Para garantir a escala de sua operação, trabalhamos com APIs e Microsserviços. Nosso menu de soluções pode ser expandido através da medida de sua necessidade e 100% orientado com o seu planejamento estratégico.


Somos a Evlos, novo conceito de TI no mercado financeiro.


Agende uma conversa com nossos Solvers e nos conte seus desafios e problemas.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page