top of page
  • Foto do escritorSarah Almachar

As Administradoras de Fundos de Investimentos na Era 4.0

Atualizado: 24 de out. de 2022

As administradoras de fundos têm uma responsabilidade ímpar na prestação de serviço, ao terem que responder por todas os eventos que acontecem ao longo da existência de um fundo de investimento, e algumas vezes, até mesmo quando o fundo já foi encerrado.


Para que tudo saia como o planejado, alguns passos devem ser dados, mesmo antes do lançamento de um fundo. Não estamos falando da obviedade legal que o fundo precisa seguir para ficar de pé, fala-se da parte tecnológica que dará todo suporte para as operações ativas e passivas realizadas. Falamos da velocidade e assertividade das respostas que a administração deve ter, a cada solicitação de resgate e aplicação, e na entrega dos relatórios exigidos pelos reguladores. No respeito às leis e no uso da diligência sobre as obrigações dos Gestores e Distribuidores e prestadores de serviços contratados pelo fundo.


Algumas Soft Skllis básicas, como comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, ajudam muito na hora da execução do trabalho e no gerenciamento de riscos visíveis, mas na escalabilidade, o Administrador precisará de produtividade que não pode ser alcançada sem uma mentalidade digital.



A indústria 4.0, conhecida, também, como Quarta Revolução Industrial, traz (sim, no presente) em seu bojo, a inteligência artificial, a robótica, internet das coisas, Metaverso, a impressão 3D e a biotecnologia, fundindo o mundo físico, biológico e digital. (SCHWAB, 2016).


Tendo como foco, o alcance da efetividade (eficiência com eficácia), eliminando os riscos dos processos e agregando valor ao ecossistema do controle, trazendo qualidade e perenidade aos retornos financeiros.


Para a criação de um ecossistema efetivo de negócios, os prestadores de serviços precisam ser conectados de forma ágil, rápida e muito segura, para que possam criar sinergia e dar o melhor de si. As APIs, Aplication Programing Interface, são as “pontes” que podem colocar todos os programas para conversar. Respostas rápidas às demandas mais exigentes, ligando o complexo ao mais simples, tudo em frações de segundos.



A Evlos é constantemente procurada por conta de suas soluções tecnológicas e de processos - é nosso business core - para Administradores de Fundos de Investimentos. Está em nossa lista de soluções a Plataforma para Administrador Fiduciário, que possibilita conectar, via APIs, os sistemas que já existem na empresa e oferece, também, módulos de boletagem, conciliação ativas e passivas, painéis para distribuidores e muito mais.


Estas soluções eliminam confirmações de operações enviadas por e-mail ou telefones, colocando o administrador em conformidade com os órgãos reguladores, e assim, ficando livre de multas e fiscalizações. A automação dos processos tem rastreabilidade e elimina riscos operacionais, normalmente relacionado às atividades feitas por humanos.


Consulte a Evlos para solucionar os problemas operacionais, podemos ajudar a modernizar os seus processos usando nossas APIs!


Texto redigido por:

Responsável Comercial - Time Evlos

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page